terça-feira, 27 de maio de 2008

AS MULHERES NA SINUCA

Nos países onde o snooker - sinuca - divide igualmente com outros esportes a atração do público, as mulheres participam intensamente dessa prática, integrando campeonatos e eventos especificamente femininos, com organização similar à masculina e regidas por entidades locais e internacionais. O nível técnico atingido é o mesmo dos profissionais masculinos, com prêmios menores nos eventos em função de, por enquanto, ainda estarem em minoria numérica.
No Brasil as mulheres iniciaram as tacadas timidamente, acompanhando namorados, amigos e parentes aos clubes e salões de sinuca, época em que alguns freqüentadores habituais ainda as encaravam como “invasoras do espaço masculino”. Dirigentes do esporte acompanhavam as iniciativas com simpatia, pois percebiam que era indicativo de bom prenúncio para o esporte. As federações de alguns estados tomaram a dianteira - podemos citar São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul - criando departamentos femininos e realizando torneios e campeonatos para a nova categoria. Em 1999 a Confederação Brasileira integrou a categoria feminina nos campeonatos brasileiros. Essas iniciativas deram estímulo para significativa ampliação no número de participantes, com diversas praticantes se destacando. Ainda são poucas, mas lideram movimentos que prometem nivelamento às categorias masculinas, em futuro não distante.
Algumas mais conhecidas, por participarem de campeonatos estaduais e brasileiros, estão a seguir identificadas. Com certeza outras já merecem estar listadas entre elas, mas não temos as informações necessárias, que futuramente corrigiremos.
Carmelita Yumito.
Nascida em Tauá, CE, em 1985 passou a viver em Guarulhos, SP, onde seus irmãos a iniciaram na sinuca como meio de lazer e integração à novas amizades. Aprendendo rapidamente, em pouco tempo vencia os jogos contra boa parte dos freqüentadores locais. Iniciou a participação em campeonatos diversos, até então “masculinos”, adquirindo experiência e técnica. Ligando-se à Federação Paulista de Sinuca e Bilhar foi uma das pioneiras na divulgação do esporte em Guarulhos, São Paulo e região. Coleciona diversos títulos, entre eles duas vezes campeã brasileira, em 2002 e 2004.
Silvia Taioli Cordeiro.
Paulistana, recebeu do seu pai as instruções para as primeiras tacadas. Um amigo, exímio jogador, tornou-se seu instrutor e ampliou seus conhecimentos e práticas. Também uma das pioneiras na popularização do esporte em São Paulo, é diretora do departamento feminino da Federação Paulista. Tem diversos títulos e arrebatou o de campeã brasileira em 2005.
Magali de Fátima Farina Nunes.
Natural de Santiago, RS, reside hoje em Canoas, onde freqüenta um clube de sinuca que lhe ofereceu as orientações iniciais, rapidamente se destacando. Tem muitos títulos locais e estaduais e de campeã brasileira, em 2000.
Mércia Martins Portugal
Baiana de Feira de Santana, destacou-se em muitos campeonatos do seu estado, mantendo vínculos com a Federação de Sinuca da Bahia. Foi a campeã do primeiro Campeonato Brasileiro Feminino, em 1999.
Cristina Pereira Amorim
Paulistana, aprendeu com o seu pai - Rui “Chapéu” Mattos Amorim - a técnica e habilidade para os jogos de sinuca. Destacou em campeonatos paulistas, chegando à vice-campeã brasileira em 1999.
Outras
Infelizmente não temos informações sobre as demais praticantes da categoria feminina, que já são muitas, limitando à indicar as integrantes do Ranking Nacional Brasileiro, além das já citadas: Trycia-GO; Joana-RJ; Mirna-SP; Grazziela-MG; Kitty-DF; Emira-SP; Verona-RJ; Priscila-RJ; Kátia-RJ; Cristiane-RJ; Cláudia-RJ; e, Paula-RJ.
À elas o agradecimento e reconhecimento dos dirigentes do esporte e dos integrantes das categorias masculinas, pela valorização, simpatia e graça que trouxeram ao esporte da sinuca. Que continuem em rápido progresso e crescimento, a exemplo das co-irmãs internacionais.
Paulo Dirceu Dias paulo@snookerclube.com.br
Visite o site "Sportmania": http://www.sportmania.com.br/ - Coluna "Bolas e Caçapas".

PAULO DIRCEU DIAS
COLUNA PUBLICADA NO SITE "SPORTMANIA"EM 15.01.2006

Nenhum comentário:


Phillip Barcinski - Diretor do filme " Não por acaso".